• Tortuosidade Peniana

Dentro das 2 causas mais comuns de tortuosidade peniana podemos citar tanto o pênis torto congênito como a Síndrome de Peyronie.
Normalmente o pênis torto congênito apresenta uma curvatura maior que 30 graus, para o lado direito ou esquerdo ou para baixo e essa curvatura ocorre no meio do membro chegando a atrapalhar a relação sexual. É um tipo de anomalia embora o homem já nasça com ela, passa a ser mais observada quando se iniciam ereções encurvadas embora o paciente já tenha nascido com essa anomalia. Para que o pênis fique reto na hora da ereção é preciso que todos os tecidos que formam o pênis apresentem a mesma elasticidade. Se durante a formação a túnica albugínea ou os tecidos sobre ela não tiverem a mesma elasticidade pode ocorrer a curvatura.
É sempre recomendado aos pais que procurem observar o pênis da criança desde a infância para ver se há alguma alteração. Essa observação pode ser feita por exemplo durante a hora de troca de fraldas ou ao levar a criança para urinar quando geralmente devido à bexiga estar cheia o pênis pode estar ereto o que facilita a observação.
O exame físico para comprovar o problema também deverá verificar se há outras patologias associadas à tortuosidade tais como Síndrome de Peyronie, Hipospádia.
Em alguns casos a curvatura não chega a criar nenhum tipo de problema e não necessitará nenhum tipo de intervenção porém, se incomodar ou causar dor é preciso buscar um tratamento que geralmente é cirúrgico. O procedimento cirúrgico é bem semelhante ao que é feito em casos de Peyronie.
É um problema que leva infelizmente muitos homens a não ter um relacionamento mais duradouro com uma companheira para evitar um contato mais íntimo. Há casos de jovens que deixam de praticar esporte ou se envolvem com drogas devido a esse tipo de problema. O homem com problema de tortuosidade peniana pensa que não há solução e com isso não consegue expor o problema para parentes, amigos e mesmo para um médico. Esse tipo de problema pode atrapalhar muito o desenvolvimento sexual do homem, influir no lado psicológico e profissional causando transtornos no relacionamento interpessoal e na autoestima.

[Veja Também: Peyronie]