• Impotência Por Lesão Medular

O homem cadeirante (com lesão medular) pode ter ereção e ejaculação. Nesses casos o homem pode ter uma ereção ao ver uma foto ou algo erótico e que permita até uma penetração porém geralmente acaba não durando muito tempo.

Há um grande número de lesados medulares com faixa etária entre 15 e 45 anos para os quais sexo e fertilidade são itens extremamente importantes.

Em alguns casos a quantidade e qualidade do esperma ejaculado pode estar comprometida o que ocorre em parte às vezes pelas infecções urinarias que são bastante comuns em quem tem esse tipo de lesão. O problema com o esperma ejaculado pode ser um fator complicador para o paciente ter filhos. A sensibilidade em outras parte do corpo (ex: mamilo, pescoço etc...) pode facilitar o orgasmo.

A ereção que é a entrada de sangue nos corpos cavernosos ocorre quando provocada de forma reflexa, ou psicogênica ou ambas.

A ereção reflexa se dá por estímulo nos órgãos genitais ou regiões próximas e leva à ereção como um arco reflexo independente de estímulos do cérebro.

A ereção psicogênica é aquela em que os estímulos partem do cérebro, descem a medula e através dos nervos chegarão até os órgãos genitais. Esse tipo de estímulo ocorre frequentemente quando o homem se depara com situações que causem a excitação ou desejo sexual como por exemplo estímulo visual, tátil, cheiros, sons ou pensamentos.

Cada um desses estímulos é comandado por um centro medular e é por isso que o local da lesão altera a parte de ereção de forma diferente e poderá definir o tratamento a ser seguido.

É preciso avaliar o paciente para ver se seu problema de ereção pode ser resolvido com medicamentos via oral ou injetável. Caso não seja possível uma boa ereção com os tratamentos clínicos aí será necessário pensar em implante peniano que dará uma boa rigidez ao pênis do paciente. O tipo de implante a ser utilizado será definido com base no quadro clinico do paciente, na destreza em lidar com o implante e mesmo condição financeira do mesmo. O uso de implantes infláveis são altamente recomendados em pacientes que necessitam se auto sondar.

Tão importante quanto tentar melhorar a parte física do paciente para conseguir uma boa relação sexual é fundamental muito diálogo e sintonia entre o casal para superar as dificuldades das limitações e fornecer uma qualidade de vida sexual bastante satisfatória.

Algumas opções de comportamento ou de tratamento podem auxiliar o ato sexual e devem ser testados pelo paciente:

  • Mudança no posicionamento do corpo
  • Uso de medicamentos para ereção (medicamentos via oral ou injetáveis)
  • Implante de próteses penianas

Ligue agora: (11) 95327-1867 - (11) 5642-1717 / 5641-0686 / 5641-2880 / 5641-2878
Ou tire suas dúvidas pelo formulário abaixo:
*preencha corretamento todos os campos

: