Disfunção erétil pós COVID - 19 - Dr. Carlos Araújo

Av. Pedroso de Morais, 1619, Sala 507 - Pinheiros, São Paulo - SP

Todos estamos familiarizados com os sintomas comuns de COVID-19: febre, falta de ar, fadiga e perda de olfato ou paladar. Mas o impacto da disfunção erétil pós COVID não termina aí…

Todos estamos familiarizados com os sintomas comuns de COVID-19: febre, falta de ar, fadiga e perda de olfato ou paladar. Mas o impacto da disfunção erétil pós COVID não termina aí.

Agora sabemos que as pessoas podem ter efeitos de longo prazo para a saúde com esse vírus, complicações neurológicas e, agora, para os homens a disfunção erétil pós Covid.

Algumas pesquisas sugerem uma conexão entre o coronavírus e a disfunção erétil.

Um estudo publicado no Journal of Endocrinological Investigation em julho/2020 examinou os efeitos do COVID-19 na saúde sexual e reprodutiva dos homens e encontrou uma correlação entre os sobreviventes do coronavírus e a disfunção erétil.

O que você precisa saber sobre a disfunção erétil pós COVID?

Em muitas pessoas, os danos ao corpo que ocorrem com COVID-19 não são do próprio vírus, mas da resposta do corpo ao vírus, COVID-19 desencadeia um estado de hiperinflamação.

A hiperinflamação pode causar a formação de pequenos coágulos sanguíneos, bem como inflamação do endotélio, o revestimento dos vasos sanguíneos.

Essa disfunção endotelial, mais a presença de coágulos sanguíneos, em última análise, interrompe o fluxo sanguíneo, e o fluxo sanguíneo é de extrema importância quando se trata de obter uma ereção.

O que causa a disfunção erétil pós COVID.

COVID-19 também pode piorar uma condição cardíaca já existente, como inflamação ou batimento cardíaco irregular.

Além disso, muitos dos medicamentos usados ​​para tratar problemas cardíacos – como os beta-bloqueadores – podem causar disfunção erétil como efeito colateral.

Estresse, ansiedade e depressão sempre foram causas potenciais de disfunção erétil. À medida que as taxas aumentam devido à pandemia, as taxas de disfunção erétil também podem aumentar.

Como a disfunção erétil geralmente é um sintoma de um problema de saúde subjacente, os homens com problemas de saúde podem ter maior probabilidade de desenvolver disfunção erétil e também de complicações relacionadas ao COVID-19.

A disfunção erétil é um distúrbio fisiológico e psicológico complexo

Um homem precisa ter uma boa função nervosa, níveis de hormônio (testosterona), fluxo sanguíneo adequado e uma mente disposta a ter ereções normais.

A disfunção erétil pós COVID causa estresse fisiológico e psicológico severo, que leva a níveis mais baixos de testosterona e aumento da liberação de hormônio do estresse.

E quando isso acontece, pode ser mais difícil ter uma ereção, o oxigênio é necessário para fazer o óxido nítrico, uma molécula importante na sequência de etapas necessárias para atingir uma ereção.

Os níveis de testosterona devem se recuperar quando a infecção aguda diminuir, e é de se esperar que os níveis de estresse também diminuam.

Mas se a infecção por COVID-19 leva à fibrose do tecido peniano, é uma condição mais difícil e menos reversível de tratar.

Isso é significativo por duas razões: Em primeiro lugar, a baixa testosterona em si pode contribuir para a disfunção erétil. E, em segundo lugar, a testosterona normalmente ajuda a suprimir a inflamação no corpo.

Mas com a baixa testosterona, a inflamação pode não ser mais suprimida. Portanto, os danos causados ​​aos vasos sanguíneos por moléculas pró-inflamatórias pode piorar porque os níveis de testosterona diminuíram.

Embora vários fatores possam explicar por que COVID-19 poderia causar a disfunção erétil, os especialistas afirmam que muito mais pesquisas precisam ser feitas.

Você está interessado? Agende uma consulta com o Dr. Carlos Araújo!

image