Doença Peyronie - Dr. Carlos Araújo

Av. Pedroso de Morais, 1619, Sala 507 - Pinheiros, São Paulo - SP

Tratamento

Doença de Peyronie

Doença de Peyronie é uma tortuosidade no pênis, as vezes branda, dificultando ou inviabilizando a relação sexual. Problema geralmente é progressivo e quanto mais cedo for tratado, melhor será o tratamento final, por tanto procure logo o seu médico e inicie o seu tratamento.

Doença de Peyronie - Tratamentos contra Disfunção Erétil

Doença Peyronie, o que é e como tratar?

Doença de Peyronie (DP) é uma patologia comum entre os homens de 40 a 65 anos, e que provoca uma tortuosidade no pênis, dificultando e ás vezes até mesmo inviabilizando a relação sexual. Embora a prevalência ser maior nos pacientes acima de 40 anos, cada vez mais se realiza o diagnóstico em pacientes mais jovens. É verificado que a Doença Peyronie causa grande impacto na quantidade de vida, com grandes efeitos psicológicos.

A DP corresponde á presença de placas fibrosas na túnica albugínea dos corpos cavernosos. Essas placas têm tamanhos e posicionamentos variados, desde mínimas e, portando, de difícil percepção, até grandes e múltiplas que comprometem quase toda túnica albugínea. Em alguns casos, o início é agudo, com dor durante a ereção ou com a percepção de placas palpáveis acompanhado de deformidade peniana.

Para outros pacientes, o início é mais lento e a deformidade vai se acentuando aos poucos, conforme a fibrose do corpo cavernoso que pode evoluir para a calcificação. Há uma predominância da Doença de Peyronie em pacientes diabéticos. A Origem dessa calcificação não é definida ao certo, mas pode ser atribuída em parte a pequenos e repetidos traumas ocorridos durante a relação sexual, micro traumas durante as ereções noturnas ou trauma direto em indivíduos que apresentem alguma pré-disposição.

Um sintoma comum é o aparecimento de um caroço que pode ser sentido embaixo da pele do pênis causando uma ereção bastante dolorosa e deixando ás vezes a cabeça do pênis frouxa. como esta patologia é progressiva, torna-se necessário efetuar-se um tratamento o mais rapidamente possível.

Na fase aguda, caracteriza-se por dor, ereções dolorosas, curvatura peniana durante a ereção e placa palpável durante o exame físico. A Doença de Peyronie (DP) pode ser tratada em primeira opção com tratamentos clínicos. Em certos casos pode ser necessário, indicar-se a cirurgia quando a DP leva a uma curvatura do pênis que impede ou compromete a penetração vaginal e que a doença já esteja estável há 6 – 12 meses.

Somente se pensará em cirurgia quando os tratamentos clínicos não tiverem sucesso e o paciente continuar com dificuldade para ter relação e após haver estabilização da deformidade do pênis (curvatura, constrição ou indentação e afinamento)

Em alguns casos a doença de Peyronie compromete totalmente a função erétil do pênis e são nestes casos que o tratamento cirúrgico entra em cena já que possui uma efetividade bem consolidada.⠀ O tratamento cirúrgico para a doença de Peyronie pode ser orientado da seguinte maneira:⠀

  1. Cirurgias que corrigem a curvatura: são procedimentos que visam alongar o lado encurtado.⠀
  2. Cirurgias que corrigem a ereção: nos casos em que há comprometimento da função erétil cabe a colocação de próteses penianas.⠀ Felizmente hoje já existem soluções boas e seguras para a doença de Peyronie e somente o médico poderá avaliar qual será a melhor para cada caso.

Você está interessado? Agende uma consulta com o Dr. Carlos Araújo!

Dúvidas sobre a doença de Peyronie

Causa a formação de tecido cicatricial?

Na doença de Peyronie, há inflamação dentro do pênis, o que causa a formação de tecido cicatricial.
Uma vez que o tecido cicatricial não se expande durante uma ereção, o pênis ereto fica curvado, fazendo com que a penetração durante a relação sexual seja difícil ou impossível.

O tecido cicatricial pode se estender ao tecido erétil?

Sim, o tecido cicatricial pode se estender ao tecido erétil (corpo cavernoso), causando disfunção erétil.

Essa doença pode provocar ereções doloridas?

O tecido cicatricial pode se estender ao tecido erétil (corpo cavernoso), causando disfunção erétil.

Como é feito o diagnóstico?

O médico normalmente pode fazer o diagnóstico com base em um exame do pênis.
Em algumas ocasiões, é feita uma ultrassonografia para avaliar o tecido cicatricial.

Como é o tratamento para Doença de Peyronie?

Existem três tipos de tratamento para Doença de Peyronie: medicamentos orais, injeção de substâncias na placa e cirurgias. Os medicamentos orais seriam indicados na fase inicial onde existem dor e mudança da curvatura.

Vitamina, medicações e anti-inflamatórios aliviam os sintomas, entretanto raramente conseguem modificar a evolução da doença, sendo necessário injeções ou cirurgias, dependendo do caso de cada paciente.

Horário de atendimento

Segunda – Sexta: 8hs às 18hs
Sábado e Domingo: Fechado

Agende sua consulta

Consulta presencial e online
WhatsApp:
(11) 99372-0300 / (11) 94251-8283

Telefone: (11) 5642-1717

Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1619 – Pinheiros, São Paulo – SP

Você está interessado?

Agende uma consulta.

O objetivo do Instituto Paulista é tratar o paciente da forma mais completa possível, levando em consideração tanto o problema físico como o lado psicológico, e para isso tem uma equipe multidisciplinar, composta inclusive de Terapeutas Sexuais.