
A disfunção erétil está intimamente relacionada à problemas cardiovasculares. Estudos recentes apresentam conclusões que a cada dez homens que sofreram algum ataque cardíaco, sete apresentaram impotência sexual pelo menos seis meses antes. Portanto se você tiver algum grau de disfunção erétil, é importante procurar um médico o mais rápido possível, pode ser um sintoma de algum problema cardíaco.
Como problemas cardiovasculares causam disfunção erétil?
As artérias penianas são muito menores que as coronarianas, portanto, a aterosclerose que é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes das artérias é sentida primeiramente nas funções sexuais e é também considerada uma das causas principais de problemas cardíacos.
Outra doença que causa impotência sexual é a insuficiência cardíaca, que é quando a ação de contração ou relaxamento do coração é inadequada. Pode ocorrer por rigidez ou fraqueza no músculo cardíaco, ou ambos. Um coração com algum tipo de insuficiência cardíaca não consegue bombear adequadamente o sangue para todas as partes do corpo, portanto é comum afetar o desempenho sexual também. Outros sintomas da insuficiência cardíaca são cansaço excessivo, tontura e falta de ar.
Como prevenir doenças cardiovasculares?
Alguns casos podem ser relacionados a genética e a idade do paciente, porém existem hábitos que diminuem muito a probabilidade de contrair doenças cardiovasculares como manter uma rotina de exercícios físicos, não fumar, alimentação saudável e evitar o stress.
É muito importante que ao primeiro sinal de disfunção erétil procure um médico porque a impotência sexual pode ser o primeiro sinal de alguma doença cardiovascular.
O Instituto Paulista está preparado para fazer uma avaliação completa do seu estado de saúde e verificar o motivo da disfunção erétil e indicar o tratamento correto.