Próstata e disfunção erétil - Dr. Carlos Araújo

Apesar de não ser regra, problemas na Próstata estão diretamente relacionados a disfunção erétil. A próstata não é responsável pela ereção, porém está localizada em uma região com nervos muito delicados e frágeis importantes para ereção, então pode-se dizer que a disfunção erétil é uma consequência do tratamento e não um problema da doença em si.

A próstata aumentada é chamada de hiperplasia benigna da próstata e pode interromper o fluxo da urina, comprimir os nervos que controlam a ereção, alguns remédios como alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase, podem interferir na função sexual com dificuldade de ereção, diminuição da libido e dificuldade de atingir o orgasmo.

Por isso a importância de fazer o exame de toque ou ultrassom com um Urologista para identificar rapidamente alguma alteração, quanto antes identificado o problema, mais rápido será a solução. Entre os fatores que podem causar a próstata aumentada estão: Idade, Histórico familiar, Fatores Hormonais, Estilo de Vida e Condições Médicas.

A Próstata é responsável por produzir um líquido que compõe parte do esperma e faz a proteção e alimentação dos espermatozoides, ela tem aproximadamente 3 cm de altura por 4 de comprimento e 2 de largura podendo variar entre 20 e 30 gramas.

Câncer de Próstata

Em caso de Câncer de próstata é necessário a retirada total do órgão, nesses casos é possível que os nervos sejam danificados ocasionando disfunção erétil. Quanto antes o câncer for descoberto, as chances de impotência sexual acontecer são bem menores devido aos tratamentos serem menos agressivos.

Alguns fatores influenciam no risco de disfunção erétil como: Crescimento tumoral, Obesidade, Habilidade da equipe cirúrgica, função erétil anterior e idade do paciente.

Em caso de impotência sexual após retirada da próstata é necessário fazer uma avaliação completa do estado de saúde geral do paciente para verificar a eficácia de medicamentos orais ou injetáveis e em último caso a colocação de uma prótese peniana.

Dr. Carlos Araújo

CREMESP: 54.779

Digite seus dados para continuar o atendimento!

Whatsapp