
O Excesso de peso pode causar diversos problemas de saúde, entre eles a impotência sexual. Isso porque a obesidade pode causar alterações hormonais, vasculares e metabólicas que dificultam a ereção. A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo e é considerada um problema de saúde pública. Para saber se você é obeso é necessário um cálculo de IMC (índice de massa corporal, basta dividir o peso pela altura elevada ao quadrado, se estiver acima de 30 você é considerado obeso.
Como a obesidade causa impotência sexual?
Você já deve ter ouvido falar da testosterona correto? Esse hormônio é responsável por controlar as funções e o desempenho sexual nos homens. Estudos revelam que os pacientes obesos diminuem consideravelmente a produção de testosterona.
A produção de testosterona é realizada por células dos testículos e dependem de outros hormônios produzidos pela glândula hipófise que fica na base do cérebro e é considerada a glândula mestra do corpo humano. Um dos hormônios produzidos é a leptina que é responsável por comandar as células dos testículos para produção de espermatozoides e testosterona.
A obesidade pode causar um desequilíbrio na produção desse hormônio e afetar o desempenho sexual.
O sobrepeso também pode causar problemas vasculares e comprometer o fluxo sanguíneo para a região peniana, também está relacionada a diminuição da libido, problemas de ejaculação, autoestima, enfim a obesidade é um vilão para uma vida sexual ativa.
Como tratar a impotência sexual em pessoas obesas?
O ideal é sempre combater a causa. A obesidade pode ser desencadeada por diversos fatores como: genética, metabolismo lento, disfunção endócrina, fatores psicológicos que desencadeiam ansiedade e compulsão alimentar.
O Instituto Paulista está preparado para fazer uma avaliação completa do seu estado de saúde e fazer um tratamento de correção hormonal para que você volta a ter uma qualidade de vida boa e uma vida sexual ativa.