
Sim! Infelizmente o pênis pode diminuir de tamanho devido a diversos fatores. Essa condição chama-se atrofia peniana que nada mais é do que a perda de tecido saudável na região que pode ocasionar a redução no comprimento peniano. A Atrofia peniana pode ser permanente ou tratável, dependendo da causa.
O que pode causar a diminuição do peniana?
A atrofia do pênis é causada por fibroses que podem acometer os dois lados do pênis e podem ser superficiais ou internas. Mas o que pode causar essas fibroses? Imagine que seu pênis é um órgão e precisa receber um fluxo sanguíneo adequado para manter a oxigenação. Portanto a falta de oxigenação pode favorecer a formação de fibroses com o tempo.
O principal motivo causador dessa falta de oxigenação no órgão sexual é a disfunção erétil, portanto fique atendo aos primeiros sintomas como ausência de ereção involuntária noturna ou matinal, essa ereção é perfeitamente normal e deve acontecer com regularidade para manter a saúde do pênis. A falta da ereção noturna deixa o pênis menos oxigenado podendo favorecer a formação de fibroses com o tempo.
Os fatores que causam a má circulação sanguínea no pênis são: tratamentos de câncer de próstata, diabetes, problemas cardiovasculares, doença de peyronie, priapismo que é uma ereção muito prolongada e dolorosa.
O que fazer para prevenir a fibrose e diminuir as chances de diminuição peniana?
Fique atento aos primeiros sintomas da disfunção erétil e procure um médico rapidamente. O Instituto Paulista irá fazer uma avaliação completa do seu estado de saúde e verificar as causas da má circulação sanguínea no órgão sexual masculino. Com esse diagnóstico iremos indicar o tratamento correto e garantir uma vida sexual saudável.